Antecedendo o movimento do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Associação Casa de Brincar, promoveu no dia 22 de março de 2017, na Câmara de Vereadores de Barra do Piraí, a 1ª Audiência Pública em Prol do Autismo. Tivemos a presença de diversas instituições, órgãos públicos e pessoas da sociedade civil, bem como a participação da Berenice Pianna, autora da lei 12.764 de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção aos direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Apesar de termos a presença de 4 vereadores, a expressão foi grande por parte dos familiares de Autistas. Todos em busca de que o poder público tenha maior conhecimento sobre o Autismo e atuem na causa, pois são muitas as dificuldades que a família vivencia, muita das vezes sentindo-se sozinhas, como apontaram algumas mães.

Escutar as mães que possuem filhos dentro do Espectro, bem como a Berenice Pianna, descrevendo sua trajetória de luta em prol não só de seu filho, mas de tantos outros filhos que às vezes nem mesmo os conheçam, sensibilizam as pessoas que não tem o contato direto e fortalecem os pais que vivenciam as dificuldades no dia – a – dia.

Esse foi o primeiro passo para que possamos pensar em políticas públicas de fato, visto que dados estatísticos apontam para uma crescente o número de pessoas com o diagnóstico, por isso é de extrema importância estarmos atentos e reflexivos sobre a temática.

Deixe uma resposta