ESPERANÇAR

A vida na sua grande sabedoria, não nos dá nada de graça, exige de nós o trabalho cooperativo, a relação mutua com a natureza e a administração dos próprios sentimentos. Não nos cabe ser passivos, em que tudo se espera. Esperar demais pode deixar um bolo queimar, uma criança cair, um problema se triplicar e uma vida se desgastar. Como diz aquela velha música, é preciso saber viver.

E para saber viver, não podemos deixar morrer a esperança. Uma palavra muito conhecida entre cada um nós. Uma virtude que traz para as pessoas uma motivação de não desistir, que o amanhã será uma nova oportunidade. Se no mundo não houvesse esperança, muitos de nós não chegaríamos si quer ao outro dia.

Porém, algumas pessoas distorcem o sentido da esperança e preferem ficar apenas com o verbo esperar. Espero que fique melhor, que acabe a violência, que acabe a fome no mundo, que as pessoas sejam mais felizes, espero, e espero….. E a vida passa, enquanto o homem não toma pra si a responsabilidade de enfrentar os seus desafios.

Esperamos coisas que não está ao nosso alcance em primeiro momento como uma data distante, por exemplo, ou como uma ferida aberta, na qual não podemos fechar, mas tratar dia a dia para que não piore. Esperar é o exercício da paciência, no entanto, como diz a oração da serenidade, temos que ter coragem para modificar as coisas que estão ao nosso alcance.

Encorajar-se é enfrentar os problemas mesmo com medo. É ter esperança, mas uma esperança ativa, não esperar somente, mas também agir. Viver é não perder a esperança e ESPERANÇAR a cada dia. Precisamos manter o sonho vivo, definir o que se quer e como irá alcançar se tornando uma força resignada e resiliente.

“Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças.” Já dizia um Filósofo.

A Associação Casa de Brincar, no ano de 2017 convida você a Esperançar, a incendiar sua urgência de esperanças, e enfrentar os desafios mesmo com medo, a praticar a serenidade com coragem e sabedoria, a viver melhor cooperando para uma vida feliz, para você, seus amigos e familiares. Pois, se a chama que te mantém vivo, se apagar sobre o rigoroso inverno, não aquecerá os corações que se mantém sobre sua guarda.

Deixe uma resposta